Quarta-feira, 9 de Abril de 2008

Juiz de Soajo

Lenda ou realidade, a história do juiz de Soajo, Ti Sarramalho, é por todos conhecida, sendo ele o símbolo da inteligência e justiça de todo o povo da Vila de Soajo.


O Juiz Sarramalho era um dos homens bons da terra, de passagem para a sua terra natal, deparou com um crime de morte de um indivíduo, sendo testemunha ocular.


O caso foi submetido a julgamento e face às provas testemunhais tinha de sentenciar. Proferiu então o seguinte veredicto: “Morra que não morra, dê-se-lhe um nó que não corra, ou degredado toda a vida e com cem anos para se preparar”.


É claro que esta decisão não foi entendida pela maioria das pessoas. A sentença subiu às instâncias superiores e por recurso. Foi então, chamado o Juiz de Soajo, para justificar e explicara sentença dada.


Cansado de tanto esperar de pé, pelos juízes do Tribunal da Relação, tirou a sua capa das costas e sentou-se nela, no chão.


Após ter justificado a sentença, retirou-se. Sendo chamado, quando descia as escadas, que se esquecera da capa. De maneira digna, respondeu com altivez: “O Juiz de Soajo, cadeira onde se sentou, nunca consigo a levou.”


Já no reinado de D. Afonso III se fazia referência à existência do julgado de Soajo, a avaliar pelas várias disposições legais, compiladas por especialistas, que afirmam a existência desse julgado nas reformas administrativas, no século de 1800.


No território de jurisdição do Julgado de Soajo exerceram as suas actividades vários juízes ordinários e não apenas o mais conhecido e sempre referenciado Ti Sarramalho.


Após a eliminação do Concelho de Soajo, foi também extinto o referido julgado em 31 de Dezembro de 1853.


Ainda, acerca da história da Freguesia de Soajo, no livro," Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo" pode ler-se na integra:« Datam de 950, "Suagio et Monimenta", de 959 e 1059, "villa Soagio", as primeiras referências a São Martinho do Soajo.


Em 1320, na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, do bispado do Tui, que o rei D. Dinis mandou organizar para determinação da taxa a pagar. São Martinho de Soajo foi taxada em 200 libras.


No registo da avaliação dos benefícios eclesiásticos pertencentes à comarca de Valença, efectuada em 1546, sendo arcebispo D. Manuel de Sousa, São Martinho de Soajo figura enquadrada no concelho de Soajo, tendo anexa a si a igreja de São Salvador da Gavieira. Em conjunto com esta rendia 60 mil réis.


Na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo, refere-se que São Martinho de Soajo era do padroado real. Esteve anexa ao mosteiro beneditino de Ermelo, que veio a ser extinto no século XVI por iniciativa do então arcebispo de Braga, D. Frei Bartolomeu dos Mártires.


Nessa ocasião, foi fundada a Colegiada de Ponte de Lima, à qual o rei D. Sebastião aplicou a terça parte do rendimento da igreja de São Martinho do Soajo e da sua filial de São Salvador da Gavieira. O cura de São Salvador da Gavieira era da apresentação da igreja do Soajo».

 

                                          

publicado por flavio às 22:07
link do post | comentar | favorito
|
Tribal Wars, o jogo online gratuito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Outono

. VERÃO

. Festa das Rosas em vila f...

. FESTA DE NOSSA SENHORA DE...

. OVNIS

. Gavin degraw - follow thr...

. Juiz de Soajo

. Dia da mentira

. veja os dias do resto da ...

. destaques de hoje

. Veja o que mais se comemo...

. História sobre o pai

. video oficial

. Verdadeira Amizade

. PENSE BEM

. O que te faz feliz?

. Veja o que é Amor...

. Mc Cams - Para Sempre

. Tokio Hotel - Monsoon

. HOROSCOPO

. NATUREZA

. DER GRAND CAYON- THE GRAN...

. Tem algo lhê incomodando?...

. Aniversariantes de 2 març...

. SEU DIA

. CLARINHAS DE FÃO

. Imagens Engracadas

. O que significa Bodas de ...

. Glossário

. A origem da palavra "aniv...

. Que dia é hoje?

. DIA DE SÃO VALENTIM

EM QUE DIA COMEÇA O VERÃO?
10 DE JUNHO
20 DE JUNHO
5 DE JUNHO
20 DE JULHO
1 DE JUNHO
21 DE JUNHO
15 DE JUNHO
6 DE JUNHO
7 DE JUNHO
4 DE JULHO
10 DE JULHO
12 DE AGOSTO
9 DE MAIO
6 DE MAIO
19 DE JUNHO
2 DE JUNHO
29 DE JUNHO
26 DE JUNHO
23 DE JUNHO
18 DE AGOSTO
11 DE JUNHO
14 DE JUNHO
Votar
resultado parcial...

.HORAS

.favoritos

. DIA DA TERRA


Get your own Chat Box! Go Large!
blogs SAPO

.subscrever feeds